• Cria Para o Mundo

Vantagens da Escuta Ativa

Colocar-se à altura das crianças ao dialogar com elas traz uma série de vantagens para a relação pais e filhos


Por Luciane Evans


A imagem de uma atendente do McDonald’s saindo por de trás do balcão e se agachando em frente a uma criança de 6 anos para saber qual seria o seu pedido viralizou nas redes sociais, nos últimos dias. Gravado em Belo Horizonte pela doula Mariana Noronha, mãe da criança, o vídeo emocionou pais que reconhecem a importância desse cuidado.


Mariana mora em São Paulo, mas é belo-horizontina e estava passando o Natal em BH, quando fez um passeio pelo BH Shopping, no dia 23 de dezembro. A filha foi sozinha ao Mc Donald's e recebeu esse atendimento.


Na casa da Mariana, essa forma de ouvir o que a filha tem a dizer é natural. Por isso, segundo ela, a menina nem se espantou com a atitude da atendente. Mas, nas redes sociais, o simples fato chamou a atenção de muitos.


“Porque todo mundo está acostumado com o descaso, o destratamento, principalmente com crianças e em serviços baratos como Mequi”, comenta Mariana, que se sentiu feliz ao ver a filha sendo tratada com respeito. “A gente precisa lembrar que o mundo ainda vale a pena e que crianças são gente, não um tipo de ser inferior ao adulto”, escreveu em seu perfil no instagram.


Assista ao vídeo aqui


Escuta ativa


Conhecido como escuta ativa, esse ato de agachar para ouvir o que uma criança tem a dizer tem vantagens para o desenvolvimento dela. Essa forma ficou muito conhecida depois que o Príncipe William e a duquesa Kate Middleton foram fotografados agachados, na altura dos filhos, conversando com eles.


Mas, ainda que nos pareça uma novidade, esse método tem mais de 50 anos. Foi criado em 1957 por dois psicólogos americanos: Carl Rogers e Richard E. Farson. Parte do pressuposto de que as crianças não entendem (até cerca dos 12 anos) o mundo dos adultos. Por isso, são os adultos os que devem se colocar no seu nível e tentar entender o seu.


Para isso, é fundamental que aquele que dialoga com a criança, cada vez que lhe perguntar sobre algo, se coloque à altura dela e estabeleça contato visual com ela. Com isso, os adultos aprendem a escutar o que os filhos dizem e acabam os compreendendo mais.


Vantagens


Conheça algumas das vantagens da escuta ativa para a relação pais e filhos:


1. Fortalece o vínculo entre pais e filhos.

2. Ajuda a compreender as birras infantis.

3. Outorga autoridade e respeito sem recorrer a atitudes de medo.

4. As crianças atendem melhor e sentem mais confiança.

5. Reforça a autoestima da criança.

6. Desenvolve a empatia desde pequeno, fundamental para a inteligência emocional


7. Os pais aprendem a entender o que sentem seus filhos e, assim, modificar uma conduta inadequada.


Fontes: guiainfantil.com; criandocomapego.com